Equilíbrio alimentar

Qual é a maneira mais saudável de se alimentar?

mayara-rosvailer-equilibrio-alimentar-interna
A resposta varia de acordo com o entrevistado. Muitos especialistas médicos e nutricionais afirmam saber a maneira “perfeita”, mas alguns deles discordam entre si em alguns aspectos fundamentais. Então, quem está certo… e quem está errado?

A verdade é que não existe uma maneira única de se alimentar para uma boa saúde. Como espécie, os humanos são bastante semelhantes no nível genético, mas no nível individual podemos ser incrivelmente diversos.

Qual a melhor dieta?

Quando bem planejada, uma dieta vegana, paleo, mediterrânea, DASH ou paleo podem ser exemplos de equilíbrio alimentar. O mais importante é consumir bastante alimentos baseados em plantas e minimizar o consumo de processados: esses são os denominadores comuns de uma dieta saudável.

A partir daí, juntamente com profissional de saúde habilitado, você pode preencher as lacunas de acordo com seus gostos e suas necessidades fisiológicas únicas, adicionando sua escolha de gorduras de alta qualidade (nozes, sementes, abacates, azeite de oliva e peixes gordurosos), carboidratos (grãos integrais, frutas e raízes comestíveis) e proteínas de origem vegetal e/ ou animal (legumes, soja, peixes, carnes magras, ovos e laticínios).É fundamental uma dieta variada para se obter as vitaminas, os minerais, as fibras e os fitoquímicos necessários para uma saúde ideal, mas existem muitas combinações de alimentos que podem levá-lo a esse objetivo.

Quais os 5 elementos de uma alimentação saudável?

  1. Alimentos de origem vegetal
  2. Proteínas de origem animal e/ou vegetal
  3. Alimentos minimamente processados
  4. Limites de gorduras saturadas, açúcar e sódio adicionados
  5. Equilíbrio (variedade nutricional)
Imagem Dra. Mayara Rosvailer