Emagrecimento

Por que acumulamos gordura?

Imagem Emagrecimento
Essa pergunta parece muito simples, mas a resposta envolve diversos mecanismos fisiológicos que controlam o equilíbrio entre a ingestão e a oxidação de gorduras.

Em condições fisiológicas, a gordura é o único nutriente capaz de se manter em desequilíbrio crônico entre a ingesta e o gasto, por isso acabamos acumulando energia em forma de gordura.

Quais fatores influenciam no ganho de peso?

  1. Aumento da ingesta alimentar
  2. Diminuição do gasto energético
  3. Alteração do ciclo da fome e da saciedade
  4. Influência do prazer na ingesta alimentar
  5. Sedentarismo
  6. Deficiências hormonais
  7. Inadequação alimentar

Por que é tão difícil perder peso?

O processo de emagrecimento é contra fisiológico. Quando decidimos eliminar alguns quilos, o nosso organismo luta com todas as suas forças para manter o peso e, quando perdemos peso, ele tenta arduamente recuperar o peso perdido.

Por isso que emagrecer e manter o peso perdido é tão desafiador. O nosso hipotálamo entende que o peso ideal é o peso máximo que já apresentamos. Cada quilo perdido gera uma guerra fisiológica para a sua recuperação: aumento da fome, diminuição do metabolismo basal e alteração de eixos hormonais são as armas utilizadas nesse combate.

Obesidade é uma doença crônica que precisa ser tratada e, como tantas outras doenças, acompanhada por profissional especializado disposto a levar o seu tratamento a sério.

Imagem Dra. Mayara Rosvailer